Normas para apresentação de trabalhos - Portal Embrapa

Normas ABNT: como fazer a formatação de trabalhos correta


Então, é importante apresentar, à primeira vista, o tema e o problema de pesquisa. Você também deve, de maneira breve, descrever os motivos para justificar a realização da sua pesquisa. Além de esclarecer os objetivos e a metodologia do trabalho. Um dos erros mais comuns dos alunos em uma apresentação de slides é utilizar a apresentação como lembrete dos pontos da apresentação conforme o seu andamento. Bom, não é errado fazer isso, porém, uma apresentação de slides pode enriquecer muito uma apresentação quando existe dinâmica. Quando a interação das imagens ocorre de forma cronológica e dinâmica, a apresentação ganha mais brilho, mais vida, devido as imagens apresentadas de forma relevante, não somente como um lembrete do ponto em que a apresentação se encontra. Roteiro para Apresentação de TCC: veja como fazer, dicas e normas As apresentações orais realizadas em sessões técnicas (conforme programação no site do Congresso) terão duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para exposição e 5 minutos destinados a debates. Os debates ocorrerão conjuntamente, ao final da sessão técnica. Para esse tipo de apresentação, estará disponível um computador e projetor.



Desta forma, você consegue saber o tamanho ideal em cada ponto do auditório. A NBR 6024 define um sistema de numeração progressiva das seções de um documento. Aplica-se a todos os tipos de documento, com exceção dos que possuem sistema de numeração próprio ou não necessitem de numeração. Um outro cuidado que você deverá ter é com a quantidade de palavras que serão incluídas em cada slide. O ideal é que sejam poucas palavras de um conteúdo direto, e o foco seja mantido nas imagens, nos infográficos, em imagens e vídeos. Não utilize citações inteiras ou trechos de textos importantes que sejam grandes demais para que a plateia fique lendo por mais de um minuto. O ideal é dar prevalência para as imagens em uma apresentação de slides, pois uma imagem vale mais do que mil palavras. 10 dicas de como se sair bem na apresentação do TCC Aproveite essa bateria de testes para ensaiar sua apresentação. Entenda que ensaiar não é ficar decorando o que irá falar, pois, isso mais tende a atrapalhar do que ajudar.


Portanto, usufrua do máximo que uma apresentação de slides tem a oferecer e tenha o bom senso como referência, já que as normas técnicas não se posicionam quanto a isso. Os slides, assim como a apresentação do trabalho de um modo geral, podem ser testados e ensaiados em diversos pontos importantes. Testar os slides após estarem todos prontos e em ordem cronológica, irá apontar se não existem erros ou algo que mereça ser modificado. É neste momento que o estudante poderá validar se toda a apresentação construída irá contribuir para que a apresentação seja validade pelo criador dos slides e pelo grupo, caso o trabalho acadêmico seja em grupo (5 dicas para apresentação de TCC em grupo). Não precisa se preocupar que não estão, pois como você está citando um autor e fazer a referência a ele. Seu orientador e professores da banca vão entender que é uma cópia do conteúdo original. SObre a citação, você não precisa colocar em itálico não.
Abraços Neste post, vamos falar sobre as regras gerais para a apresentação em slides de acordo com a ABNT.


Normas para apresentação de trabalhos - Imagine que você esteja formado e trabalhando em uma grande empresa e deve apresentar um projeto para seus superiores com slides e infográficos. Com certeza, eles não irão querer ver o texto nos slides, pois, o conteúdo escrito pode aparecer em um material impresso. Os seus superiores irão querer ver as imagens sobre o projeto, com detalhes, com vídeo, com animação computadorizada, etc.


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A ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável por cuidar das diferentes normatizações do país. Ou seja, a ABNT estuda e propõe formas de sistematizar processos acadêmicos, tecnológicos, industriais e de produção de serviços.
Os trabalhos enviados à PAB devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados a outro periódico científico para publicação. Depois do recebimento, a Comissão Editorial faz a seleção inicial dos trabalhos, antes de submetê-los à assessoria científica. Nessa análise, consideram-se aspectos como: escopo; apresentação do artigo segundo as normas da revista; formulação do objetivo de forma clara; clareza da redação; fundamentação teórica; atualização da revisão da literatura; coerência e precisão da metodologia; resultados com contribuição significativa; discussão dos fatos observados frente aos descritos na literatura; qualidade das tabelas e figuras; originalidade e consistência das conclusões. Após a aplicação desses critérios, se o número de trabalhos aprovados ultrapassa a capacidade mensal de publicação, é aplicado o critério da relevância relativa, pelo qual são aprovados os trabalhos cuja contribuição para o avanço do conhecimento científico é considerada mais significativa.


Esse critério só é aplicado aos trabalhos que atendem aos requisitos de qualidade para publicação na revista, mas que, em razão do elevado número, não podem ser todos aprovados para publicação. Os trabalhos rejeitados são devolvidos aos autores, e os demais são submetidos à análise de assessores científicos, especialistas da área técnica do artigo. Os manuscritos aprovados para publicação são revisados por, no mínimo, dois especialistas. Os pareceristas procederão à avaliação, assinalando o nível atingido: alto (3 pontos), médio (2 pontos), baixo (1 ponto) e não se aplica (0 pontos) a cada um dos seguintes critérios de avaliação, constantes nos Quadros 1, 2 e 3. Você pode encontrar ajuda para suas dúvidas na comunidade gratuita da Mettzer.
É um espaço para compartilharmos experiências e dificuldades com outras pessoas.
Basta entrar no link: e criar um novo tópico com sua dúvida. Além disso, saber dimensionar bem o tamanho da imagem é algo que o aluno deve ter em mente. Se preocupar com o tamanho das imagens faz parte daquele critério de dimensionamento que explicamos no começo do post. Ou seja, você pode ver com antecedência como as imagens irão ficar do ponto de vista de pontos específicos do auditório fazendo uma bateria de teste antes de começar a criar os slides.


Posicionamento da ABNT em relação a apresentação com slides - Quando o slide é utilizado de forma estática, monótona e sem interação real com a apresentação, o seu potencial acaba sendo desperdiçado. O maior objetivo dos slides em apresentações acadêmicas é esclarecer e facilitar para que todos entendam o que está sendo apresentado. Se você estiver explicando um projeto de engenharia, por exemplo, fazer uma apresentação em 3D, com slides bem detalhados e ricos em detalhes, com certeza irá fazer sua apresentação ser dinâmica e atrativa. Esse exemplo vale para qualquer profissão, não importa se é uma apresentação de dados estatísticos, de uma equação bastante complexa, ou uma legislação, se você souber utilizar o poder das imagens nesta apresentação, ela será atrativa aos olhos da banca examinadora.


Zootecnista conduz estudo inovador sobre redução da emissão de metano em bois

As fontes recomendadas pela ABNT são Arial e Times New Roman. Contudo, fique atento, não é possível utilizar as duas fontes em um mesmo trabalho. Você deve optar por uma das duas fontes no começo do trabalho e seguir com ela até o final.
Boa Noite!
Gostei do assunto, no entanto,gostaria de saber se vc teria material ilustrando normas ABNT para Instituições de Ensino do CRECISP- Cofeci, da área de Avaliadores de Imóveis, quando da execução do PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadoloógica).
Sou Corretora de Imóveis, CRECI 170412-F, CNAI 19326, Perita Judicial
Obrigada Os trabalhos publicados na PAB são agrupados pela área técnica do tema, que é periodicamente revisada pela Comissão Editorial. As principais áreas técnicas são: entomologia, fisiologia vegetal, fitopatologia, fitotecnia, fruticultura, genética, microbiologia, nutrição mineral, solos e zootecnia. Obs: No caso dos trabalhos com mais de um autor(a), deverão ser obrigatoriamente informados os nomes de todos(as) os(as) autores(as) na ficha de submissão de trabalhos. Somente serão avaliados os trabalhos que tiverem atendido a essa solicitação.


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