Quais os exames ginecológicos de rotina mais importantes? [11 principais]

Exames ginecológicos: conheça os principais - Vitat


Nesse exame, permite-se a observação direta do colo do útero e outras estruturas genitais, como vulva e vagina. Dessa forma, o processo ajuda na identificação de alterações celulares benignas, tumores vaginais e sinais de infecção e inflamação. Esse exame é indicado a partir do momento que a mulher possui alguma queixa pélvica, como dor, sangramento ou algum outro desconforto, ou para investigação de alguma alteração em outro exame. Além disso, ele também é utilizado no início de gravidez, pois com ele é possível ver o bebê pequenino com mais clareza dentro do útero. A laparoscopia diagnóstica ou videolaparoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva na região abdominal realizada com pequenas incisões. Pinças longas e finas com uma câmera no final são introduzidas em pequenos orifícios feitos na parede abdominal. Cuida de si mesmo garante o seu bem-estar. O autocuidado é muito importante para ter uma vida saudável e tranquila. Procure fazer atividades físicas e alimentar-se melhor, além de procurar cuidar da saúde da mental.



Este exame é um procedimento ambulatorial que avalia fragmentos do tecido prostático, para identificar anomalias que possam levar ao câncer de próstata. Geralmente, este exame é solicitado quando o paciente apresenta altos níveis de PSA no sangue, ou quando o toque retal e outros exames indicam uma próstata com tamanho avantajado. É realizada com o colposcópio, por meio do qual é examinada a Vulva. Durante esse exame, são usados produtos químicos e corantes para realçar as áreas que serão examinadas. É indicada para mulheres que apresentam resultado anormal no Papanicolau ou para aquelas em que foram notadas alterações como vaginite e vulvovaginite. Da mesma maneira, também existe a vulvoscopia que é um exame bem parecido com a colposcopia. Porém, ao invés de visualizar o colo do útero, é a parede vaginal que é analisada, o órgão genital externo. Por meio da vulvoscopia é possível identificar a presença de HPV, verrugas ou a causa de alguma coceira vaginal. Também conhecido com ultrassom vaginal, analisa com precisão o útero e os ovários. Assim, seu principal objetivo é detectar algumas doenças como, por exemplo, ovários policísticos, endometriose, sangramentos vaginais, etc. Trata-se de um dos principais exames para investigar a saúde da mulher. Ele é feito para detectar alterações nas células do colo uterino.


Exames ginecológicos nomes - Se você deseja relatar uma queixa técnica , por favor, consulte o seu médico, por favor, clique aqui
Se você deseja relatar um evento adverso , por favor, consulte o seu médico clique aqui
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos clique aqui


É fundamental para o diagnóstico de endometriose e da doença inflamatória pélvica. Mulheres virgens não podem realizar esse exame. Entretanto, quando a paciente apresente alergia ao iodo, é possível realizar a coloração do colo com ácido acético. Esse atua desidratando as células do colo de forma homogênea, e desidrata mais intensamente na presença de células atípicas. Após isso, com a paciente em decúbito dorsal e com os braços estendidos posicionando as mãos atrás da nuca, examina-se o tecido mamário pressionando a mama contra o gradiente costal, observando-se se há presença ou não de nódulos. O câncer é uma doença que consiste no desenvolvimento desordenado e incomum de células no organismo humano. Existem vários tipos de câncer e alguns desses neoplasmas podem parecer em mulheres como o câncer de mama e o do colo de útero, mas há outros tipo de câncer feminino e eles podem ser identificados com antecedência através de exames ginecológicos. Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.


Exames ginecológicos de rotina: 11 mais comuns

Marque exames ginecológicos laboratoriais com agilidade

Durante o exame físico ginecológico também é comum realizar o exame especular para visualização do colo do útero. Na maioria das vezes nesse momento é coletado o material para realizar o papanicolau. É importante salientar que esses dois exames não são indicados para meninas virgens. Quantas vezes por ano você vai ao ginecologista? Você sabe quais são os principais exames ginecológicos solicitados pelos ginecologistas? Como sabemos, esses exames têm como objetivo garantir a saúde e bem estar da mulher, além de diagnosticar ou tratar as doenças mais comuns do aparelho reprodutor feminino, como a endometriose, HPV, corrimento vaginal entre outros! A princípio, alguns exames realizam-se já no consultório. Outros, solicitam-se em laboratórios para complementar a investigação. Esses, inclusive, ajudam a detectar diversas enfermidades! Dessa forma, os principais deles: A ressonância magnética é um exame de imagem e um dos exames ginecológicos de rotina mais importantes para identificar a endometriose, que é uma doença inflamatória causada por células do endométrio.


Visitar o ginecologista é uma tarefa que toda mulher deve realizar de forma periódica, pois nossa saúde depende em grande parte de um adequado controle ginecológico. Apesar disso muitas garotas sentem temor de ir a uma consulta deste tipo por não saber a que tipo de exames e controles serão submetidas, ou por vergonha de revelar sua intimidade para um médico. Em recomendamos que você vá anualmente à consulta com seu ginecologista, por isso para diminuir seus temores explicamos quais são os exames ginecológicos básicos. Os exames ginecológicos de rotina são importantes para fazer o diagnóstico precoce de várias doenças e podem até mesmo prevenir cânceres, como o de útero e o de vagina, por exemplo. Uma consulta de rotina no ginecologista ajuda a evitar situações graves, já que os exames podem mostrar diversas alterações que podem ser controladas precocemente. Exame realizado para analisar principalmente a vagina, o colo e o corpo do útero. O médico ginecologistaintroduz dois dedos na vagina e, ao mesmo tempo, coloca a outra mão sob o abdômen. Assim, pode sentir o colo do útero, e por meio de movimentos de ambas as mãos examinam-se o útero, as trompas e os ovários.


exames ginecológicos nomes


Histeroscopia cirúrgica tem como objetivo tratar as alterações existentes dentro do ú é indicada no tratamento de pólipos, miomas, espessamento do endométrio, malformações da cavidade uterina e outros problemas. Em suma, se tratam das melhores formas que os médicos ginecologistas têm de garantir que a saúde da mulher vai bem! Dessa forma, como dito anteriormente, é importante a visita pelo menos uma vez por ano, para realizar um check-up. Lembre-se: a maioria dos procedimentos só podem ser realizados após a primeira relação sexual, com exceção dos mais superficiais. A colposcopia é um exame complementar ao papanicolaou. Ela pode ser feita no mesmo momento em que é feito o papanicolaou, mas também pode ser solicitada posteriormente sem nenhum problema. Ela serve para direcionar uma biópsia, ou seja, se no papanicolaou foi identificada uma lesão, o médico pode pedir a colposcopia para estudá-la melhor.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem