Artigo de opinião: o que é, estrutura e como fazer (com exemplos) - Toda Matéria

Curso online gratuito de Comunicação e Expressão


Trata-se de um texto assinado, ou seja, o autor assume as consequências das informações apresentadas e, por isso, pode escrever em primeira pessoa. Além disso, para atrair o leitor e facilitar sua localização no jornal (seja ele impresso ou on-line), o artigo sempre apresenta um título. O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) oferece curso online gratuito de Técnicas de Expressão Verbal. Esse curso é mais um da série de oportunidades oferecidas pelo CIEE em sua plataforma virtual intitulada de Saber Virtual. Por isso, em vez de reprimir e proibir o uso, na escola, da linguagem dos jovens, há muito mais vantagens em dar espaço para ela na sala de aula, promover algum tipo de trabalho que tenha como objeto essa linguagem. Por exemplo, trazer para a sala de aula a produção escrita ou musical desses jovens grafites, fanzines, raps , examinar os traços linguísticos mais interessantes, os tipos de construção sintática mais frequentes, a pronúncia, o vocabulário, sem erguer barreiras preconceituosas contra as gírias e expressões consideradas vulgares. Sugerir atividades lúdicas como traduzir um poema clássico para a linguagem dos guetos, das favelas, das periferias.



A estrutura do artigo de opinião

Felizmente, nos últimos 20 e poucos anos, essa postura sofreu muitas críticas e cada vez mais se aceita que é precisa levar em conta o saber prévio dos estudantes, sua língua familiar e sua cultura característica, para, a partir daí, ampliar seu repertório linguístico e cultural. Desenvolvimento por exemplificação: consiste em citar exemplos concretos que mostrem aquilo que se pretende defender. É uma estratégia muito usada em textos didáticos, por ser de fácil compreensão. Contudo, não basta ler, é muito importante fazer uma leitura racional e atenta. Analise, por exemplo, os títulos, as introduções, os desenvolvimentos (argumentos, opiniões) do texto e as finalizações. Se necessário, faça notas sobre algumas coisas que irão te ajudar na produção desse tipo de texto. Exemplo: "São, ao todo, 27 milhões de eleitores nessa situação no cadastro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desses, 8 milhões são analfabetos e 19 milhões declararam saber ler e escrever, mas nunca estiveram numa sala de aula. No total, há 135,8 milhões de eleitores no país em 2010.


Exemplos de artigos de opiniao - Exemplo: "'A definição proposta se aplica não só para o ambiente doméstico, mas também para os demais cuidadores de crianças e adolescentes - na escola, nos abrigos, nas unidades de internação. O projeto busca uma mudança cultural', diz a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira."


As características do artigo de opinião

" Exemplo: "Como se nota pela dimensão do problema, algumas medidas fazem-se urgentes: é necessário investir em projetos de recuperação dos rios, tal como se fez na Inglaterra com o rio Tamisa; por outro lado, devem-se desenvolver projetos que visem ao reaproveitamento dos esgotos. Ao lado, disso, devem-se fazer maciças campanhas educativas para a população. " Desenvolvimento por argumento de autoridade: consiste em citar a fala de especialistas no assunto para defender um ponto de vista. Assim como o uso de dados estatísticos, só apresentar o argumento não basta: é importante que o autor o analise e o relacione às outras ideias presentes no artigo. Os governantes do nosso país precisam ter a consciência de que enquanto a educação estiver à margem, problemas como violência e pobreza persistirão. Assim, o lema da nossa bandeira será sempre uma ironia. Ordem e progresso ou Desordem e Regresso? Escrever um artigo de opinião pode parecer difícil. Um elemento importante para desmistificar essa impressão é entender que escrever é, antes de tudo, uma questão de prática: quanto mais uma pessoa escreve, mais fluido se torna esse processo. Outro elemento capaz de ajudar a desenvolver o texto é a organização.


Exemplo: "Numa sociedade em que a ciência expandiu a longevidade do homem, não oferecemos à maioria da população segurança física nem acesso ao que a medicina moderna pode oferecer nem mesmo a garantia de teto e comida. " Exemplo: "E não me faça bocejar de tédio dizendo que sou preconceituoso. 'É sobre' saber do que se está falando por ter estudado muito o assunto, não 'se tratam de' pitacos improvisados. Mas nem por isso deixa de ser, também, uma tomada de posição ideológica explícita. " Nossa tradição escolar sempre desprezou a língua viva, falada no dia a dia, como se fosse toda errada, uma forma corrompida de falar a língua de Camões. Havia (e há) a crença forte de que é missão da escola consertar a língua dos alunos, principalmente dos que vêm de grupos sociais desprestigiados, como a maioria dos que frequentam a escola pública. Com isso, abriu-se um abismo profundo entre a língua (e a cultura) própria dos alunos e a língua (e a cultura) própria da escola, uma instituição comprometida com os valores e ideologias dominantes.


Exemplo: "Até mesmo as pessoas que seguiram carreira técnico-científica não entendem a racionalidade da ciência. Consomem toneladas de pseudomedicamentos sem nenhum efeito positivo para o organismo. Engolem comprimidos de vitaminas que serão eliminadas na urina. Consomem extratos de plantas com substâncias tóxicas e abandonam o tratamento médico." Se observarmos as favelas do país ou mesmo as penitenciárias, o número de negros é sem dúvida maior. A grande questão é: até quando o racismo persistirá no nosso país?, pois mesmo séculos depois, ainda é possível nos deparamos com um racismo velado no Brasil. Inserido no eixo temático A comunicação e a Matemática o curso objetiva a melhora no aprendizado e estimula a comunicação baseada em conceitos, dicas e estratégias que os estudantes encontram ao longo do curso. Exemplo: "Muitos experimentos de alto impacto podem ser realizados com materiais simples, em sala de aula ou em casa. Os norte-americanos, por exemplo, transformaram as garagens de suas casas em laboratórios no final do século XIX e início do século XX."


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem