Exame de fundo de olho: como é feito e para que serve? Olhar Certo Clínicas Oftalmológicas

Exame de Fundo de Olho - Preço Popular -


Também conhecido comomapeamento de retinaou fundoscopia, o exame de fundo de olho reflete a saúde do paciente por meio da observação dessa área ocular, que permite uma visualização bastante detalhada do nervo óptico. Ou seja,muitas doençasmesmo as que não têm relação direta com os olhosainda não sinalizadas pelo paciente podem ser diagnosticadas por meio desse examesimples, rápido e indolor. Na terceira foto , vemos alterações típicas da retinopatia diabética, como hemorragias (setas em vermelho) e exudatos amarelados esparsos (seta em amarelo) na retina. A presença destes achados nos obriga a alertar o endocrinologista, o diabetólogo ou clinico geral para ajustar de forma mais intensa os medicamentos que o paciente usa para reduzir as chances destas alterações evoluírem para uma retinopatia proliferativa. O glaucoma é caracterizado pela pressão intraocular elevada. Exceto pelo caso agudo, que é emergencial, ele é assintomático. A perda de visão é progressiva e irreversível. Quando esse quadro é notado por seus sintomas, significa que há uma redução intensa do sentido.


exame de fundo do olho


Os tumores oculares são encontrados pelo exame de fundo de olho

O mapeamento de retina é feito gratuitamente pelo SUS, quando indicado, entretanto, também pode ser feito em clínicas particulares, por um preço que variade acordo com o local e a clínica onde o exame é feito. Além disso, ela fornece informações sobre o desenvolvimento de algumas patologias e pode ser feito por pessoas de diferentes idades. Esse procedimento pode revelar a presença de doenças locais, sistêmicas ou mesmo de tumores. Também conhecido como fundoscopia ou oftalmoscopia, ele tem como objetivo fazer a análise do estado dos vasos sanguíneos do olho. É um exame bastante prático, pois ele não é invasivo e, por isso, também é bastante cômodo ao paciente. Vale ressaltar que, além da avaliação no local, o exame também proporciona a verificação de diferentes aspectos da saúde da pessoa. Entre eles está a possibilidade de verificar se há o desenvolvimento de patologias como a pressão alta e a diabetes. O aparelho que o médico usa nesse exame é chamado oftalmoscópio, o qual projeta um feixe de luz no interior do olhoe, mediante a reflexão dessa luz na retina, permite observar suas estruturas. Para facilitar e ampliar a visão da retina o médico geralmente usa um colírio que dilata a pupila ocular.




Após esta avaliação, se for identificada qualquer condição diferente do normal no fundo de olho, o paciente é encaminhado para avaliação médica com o especialista adequado. No caso de recém-nascidos, anomalias de vários tipos são percebidas, o que ajuda a oferecer um tratamento logo nos primeiros dias de vida. Assim, o paciente tem a chance de obter uma qualidade de visão completa. Com o mapeamento da retina, é possível detectar de forma precoce as principais alterações da retina ou doenças oculares em geral, de forma que o tratamento seja feito rapidamente, evitando-se complicações, como a perda da visão. O exame de fundo de olho é uma das principais realizações de rotina com a saúde ocular. Basicamente, ele é iniciado pela dilatação da pupila por meio de um colírio especial. Então, um feixe de luz reflete na retina e favorece a avaliação das estruturas. Engana-se quem pensa que apenas condições oftalmológicas podem ser descobertas pelo exame de fundo de olho. Como o especialista tem uma visão completa sobre as estruturas, há a identificação de quadros que atingem o corpo inteiro. Com o exame de fundo de olho, a retina é analisada com precisão e esses acúmulos são verificados logo no começo. Assim, é possível realizar tratamentos efetivos e ampliar a qualidade de vida.


Exame de fundo do olho - Com a reflexão da luz, o oftalmologista pode verificar a existência de massas atípicas na retina, o que caracteriza o surgimento de um tumor. Mesmo estruturas menores são visualizadas, então é possível realizar o tratamento com antecedência e maiores chances de obter êxito.


Como o exame de fundo de olho é feito?

Essa dilatação, especialmente se muito intensa, ocasiona posteriormente uma fotofobia (aversão à luminosidade), que faz com que o paciente tenha que aguardar algum tempo antes de expor-se à claridade. S ão inúmeras as doenças que podem ser diagnosticadas através de um exame de fundo de olho: hipertensão ocular, arteriosclerose, diabetes, glaucoma, oclusões vasculares (tanto sistema arterial como venoso), nefropatias, tumores cerebrais e dezenas de outras. A fundoscopia faz parte da rotina no consultório dos oftalmologistas é um meio prático e fácil de avaliar a situação clínica de vários órgãos e fornecer informações sobre o desenvolvimento de algumas doenças. O exame pode ser feito em pessoas de qualquer idade. Bebês, prematuros ou não, cujas mães sofreram infecções durante a gestação devem ser submetidos ao exame, que pode, além disso, revelar a presença de tumores e de doenças locais ou sistêmicas. Em adultos, o exame de fundo de olho é importante para o diagnóstico de doenças locais e para a detecção precoce de enfermidades sistêmicas (hipertensão arterial, diabetes e patologias neurológicas, entre outras).


No entanto, muitas pessoas negligenciam esse dever e não vão ao oftalmologista todo ano. Inclusive, oexame de fundo de olho é desconhecidopor muitos até hoje. Além de procurar o especialista, é fundamental ser atendido por clínicas especializadas e tradicionais no mercado, afinal, a sua saúde merece o melhor. É importante que o teste seja realizado com umoftalmologista de confiança. Eleé o profissionalresponsável pela realização de exames primários e mais aprofundados da saúde ocular. Assim, é capazde diagnosticaralterações visuais patológicas, como o glaucoma e a catarata, por exemplo. Vale reforçar que os cuidados com os olhos devem ser tomadosperiodicamente, assim como acontece com o restante do corpo. Nesta imagem , o que vemos é a presença de um êmbolo (seta em azul) num ramo da artéria central da retina, que pode levar a uma perda súbita da visão. Nestes casos um tratamento imediato se impõe para evitar uma perda visual definitiva por conta de uma falta de irrigação prolongada das células fotoreceptoras da mácula.


No envelhecimento, o exame pode detectar o surgimento de drusas (depósitos de cristais brancos ou levemente amarelados) na retina, que podem levar à cegueira, e degenerações maculares próprias da idade. Um exame que faz parte da consulta de rotina do Optometrista. Você sabe para que serve?

Através do exame de fundo de olho pode-se observar claramente o nervo óptico, as artérias e veias que levam e drenam o sangue da retina, além é claro da porção central da retina em especial a mácula.

O exame é muito importante, pode e deve ser feito em pessoas de qualquer idade. De fundamental relevância para aqueles que possuem doenças sistêmicas como a diabetes, hipertensão, entre outras, pois através dele é possível acompanhar a evolução da condição.

Empregado também na prevenção e controle do Glaucoma, sendo possível monitorar alterações típicas desta patologia que é uma das principais causas de cegueira no mundo.

O optometrista não utiliza nenhum método ou técnica invasiva na realização deste exame, portanto, é indolor.



É possível identificar doenças como hipertensão, distúrbios renais, diabetes e até alguns tipos de câncer pela observação do fundo do olho, você sabia? Inclusive, essa análise pode ainda prevenir quepacientes diabéticosfiquem cegoscom a evolução da enfermidade.Apesar de ser umprocedimento de rotina, existente há muitos anos, oexame de fundo de olhoainda é esquecido por muitas pessoas. Você sabia que é possível identificar doenças como hipertensão, distúrbios renais, diabetes e até alguns tipos de câncer pela observação do fundo do olho? Inclusive, essa análise ainda pode prevenir quepacientes diabéticosfiquem cegoscom a evolução da enfermidade.Apesar de ser umprocedimento de rotina, existente há muitos anos, oexame de fundo de olhoainda é esquecido por muitas pessoas. É importante que o teste seja realizado com umoftalmologista de confiança.Eleé o profissionalresponsável pela realização de exames primários e mais aprofundados da saúde ocular, capazde diagnosticaralterações visuais patológicas, como o glaucoma e a catarata, por exemplo. Vale reforçar que os cuidados com os olhos devem ser tomadosperiodicamente, assim como acontece com o restante do corpo.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem