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Faculdade de Gerontologia: um guia completo sobre o curso

O apêndice e o Anexo devem conter a palavra APÊNDICE ou ANEXO, seguida de letra maiúscula (em ordem alfabética), travessão () e título. O título do apêndice e do anexo devem ser centralizados.

Aparecerão aqui os resultados obtidos. Para deixar o trabalho organizado, é importante seguir as normas da NBR 6024, que define as regras para numeração progressiva de seções. Quando fui estudante de mestrado e doutorado, a numeração do texto, da obra, do manuscrito, começava na primeira página do manuscrito em si, pois os elementos pré-textuais não compõe a obra do autor. Se a quantidade de páginas pré-textuais fosse grande, uma numeração começava na folha de rosto e era feita normalmente em números romanos em minúsculo até o início da obra. Na época, estudei tal conhecimento lendo Umberto Eco. Ele dizia que o trabalho em si, ou manuscrito, ou a obra em si do autor, não incluía os elementos pré-textuais que diziam respeito a organização da obra pelo editor. Anexos era para documentação e apêndice era para conteúdos não necessários ao texto, mas opcionais quanto a ajuda ao leitor (não envolvia documentação). Ou seja, apêndice poderia ser uma tabela de fórmulas não essencial ao texto, mas que por ventura poderia auxiliar o leitor para que ele não tivesse que procurar outros textos.

A conclusão (obrigatório) é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados. Também chamada de considerações finais, essa parte do TCC mostra se a investigação atingiu (ou não) os seus objetivos. Não existe uma receita pronta para redigir essa seção. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) costuma revisar as suas regras e atualizá-las, através de comissão. As mudanças efetuadas são poucas, mas é muito importante que o estudante procure conhecê-las a fundo para adaptar a formatação dos seus trabalhos. Aquivocê encontrará uma síntese bastante completa destas diretrizes, atualizadas conforme a última revisão da Associação. No entanto, foi preciso dividi-las em partes para melhor explicá-las, diminuindo assim a complexidade. A folha de aprovação (obrigatório) deve ser inserida logo após a folha de rosto. Ela não deve conter indicativo numérico, pois trata-se de um elemento pré-textual. Os elementos textuais compõem a pesquisa científica.

São eles: introdução (parte inicial), desenvolvimento (parte principal) e conclusão (parte final). ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 6023:Informação e documentação Referências Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT. 2018. 68 p. Não se esqueça de usar sempre frases objetivas, curtas e escritas em voz ativa. Abaixo do texto do resumo, adicione uma sequência de palavras-chave, ou seja, termos que caracterizam a pesquisa. Quando se trata de seções, é fundamental transmitir a ideia de hierarquia, tanto pelos números como também pela grafia. Observe o quadro a seguir: Agradecimentos é elemento opcional e de formatação livre. O autor agradece todos aqueles que de alguma forma contribuíram com a elaboração do trabalho. Essa parte geralmente tem a palavra Agradecimentosno alto da página em maiúsculas. A conclusão precisa ser feita com atenção, pois apresentará o resumo de tudo o que foi feito. Aqui podem ser inseridos argumentos que mostrem quais objetivos foram atingidos.

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Os elementos pré-textuais folha de rosto, folha de aprovação, resumos na língua portuguesa e estrangeira não podem ser incluídos no sumário. Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas, tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição, área de concentração que devem ter espaço simples. Definem um padrão único para transmitir uma informação pesquisada, a conclusão de um estudo ou um conhecimento científico que se deseja perpetuar. Padronizar é uma de suas finalidades, pois sendo assim, torna fácil a compreensão por qualquer pesquisador, cientista e professor do mundo. O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, subtítulo sem negrito (se houver), edição, cidade, editora e ano de publicação. Em segundo lugar delimite o assunto. Ou seja, o ponto a ser tratado precisa ser delimitado. Um assunto muito amplo impossibilitará a investigação e a pesquisa. A ABNT orienta a normalização dos trabalhos acadêmicos, mas para uma revisão, procure um(a) bibliotecário (a).

Você apenas insere seus dados e o site mesmo formata o currículo perfeitamente para você. Para escrever um resumo perfeito, é necessário finalizar a pesquisa, iniciar o texto falando sobre o tema principal e abordar os principais tópicos trabalhados ao longo do TCC. Muito bom conteúdo! Parabéns!
Gostei muito das imagens. Posso utilizá-las em uma aula minha?
Se sim, eu irei referenciar e indicar o site aos alunos! Quando o trabalho de conclusão de curso é um artigo científico, o estudante deve seguir a NBR 6022, uma norma que trata especialmente da formatação desse tipo de documento. De acordo com as normas da ABNT, a dedicatória deve ser escrita numa página sem título, com recuo de margem a esquerda de 8 cm, na área de rodapé. Recomenda-se o uso de espaçamento simples. Depois de fazer o resumo na língua vernácula, traduza o mesmo conteúdo para língua estrangeira a mais usada é a língua inglesa. O abstract (obrigatório) tem a mesma formatação do Resumo, só que tudo deve ser escrito em inglês.

Um apêndice também poderia ser mais um capítulo com informações adicionais, mas não essenciais à obra. Ou seja, por definição, apêndice é algo a mais, mas sem ser essencial, assim como é o nosso orgânico apêndice, que existe em nosso corpo, mas não é essencial ao organismo. A ABNT tem uma NBR que trata apenas de citações nos trabalhos acadêmicos. O conjunto de regras ensina sobre citação direta, citação indireta, citação de citação, notas de rodapé, notas de referência e notas explicativas. A parte de referências é o primeiro elemento pós-textual, que entra no TCC com o objetivo de dar crédito às fontes consultadas para fazer a pesquisa. Deixar o TCC ou monografia dentro das normas da ABNT não é tarefa fácil. Além de conhecer as regras gerais, você precisa se informar sobre as exigências da sua universidade. O que deve conter: Autor, título, subtítulo (se houver), expressão In em itálico, título do blog em negrito, subtítulo do blog (se houver), responsável pelo blog, local, data de publicação, URL e data de acesso.

  • Elementos pré-textuais
    • Capa
    • Folha de rosto
    • Errata
    • Folha de aprovação
    • Dedicatória
    • Agradecimentos
    • Epígrafe
    • Resumo
    • Abstract
    • Listas
    • Sumário

    Fotografias, mapas, plantas, desenhos, diagramas e fluxogramas são classificados como Ilustração pela ABNT. Para formatar é recomendado: Qualquer projeto acadêmico regulado pelas normas ABNT conta com itens Pré-textuais, Textuais e Pós-textuais. Esta divisão proposta pela Associação favorece a organização dos escritos científicos e garante o bom entendimento dos conceitos apresentados. Todos os títulos do trabalho são escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman). Lembre-se de manter uma uniformidade com relação a tipografia. A mesma regra vale para o texto do TCC. Não se esqueça que o espaçamento entre as linhas é de 1,5. Temos mais de 300 mil engenheiros civis atuantes no Brasil. Como vencer essa competição ao aplicar-se a uma vaga dos sonhos? Com o currículo de engenheiro civil perfeito! A contagem para a paginação começa na folha de rosto. Porém, os números só são incluídos da introdução em diante, no canto superior direito ou esquerdo, no caso das impressões no verso do papel.

    Núcleo LGBT lança Guia para Discentes LGBTQIAP+ ingressantes 2021.1 UFPE

    O espaço para dedicatória (opcional) existe para fazer homenagens. Como não é obrigatória, essa parte do trabalho deve ser bem simples e breve. Formatação livre. O sumário (obrigatório) é um item obrigatório no trabalho de conclusão de curso. Ele serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo. Assim como a dedicatória, o agradecimento é um elemento opcional que aparece na parte pré-textual do TCC. Nesse espaço, o estudante expressa sua gratidão a todos aqueles que contribuíram com a pesquisa, como familiares, professores, empresas e a própria instituição de ensino superior. As siglas devem ser apresentadas em ordem alfabética, seguidas da forma por extenso. O título da lista de abreviaturas e siglas deve ser centralizado. Dica valiosa: se quiser focar no conteúdo do currículo e não se preocupar com a formatação, o gerador de currículos da Zety é uma ótima opção.

    Como fazer referências? Essa é uma das principais dúvidas de quem estuda as regras da ABNT para TCC. Ao reunir as referências bibliográficas do seu trabalho, procure respeitar a padronização da NBR 6023:2018.

Source: https://viacarreira.com

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