Pedagoga expressa opinião sobre EAD - UniCesumar

Revista Educação Pública - A evasão na EaD: Uma análise sobre os dados e relatórios, ano base 2017, apresentados pelo Inep, UAB e Abed


O período do curso e horário das aulas estão disponíveis na página de cada curso. Será considerado aprovado por média final, o aluno que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75 em cada disciplina no curso. O profissional irá auxiliar na preparação de instrumentos e equipamentos básicos para análise, detectar soluções, culturas, esterilizar materiais, higienizar ambientes, organizar estocagem, dispor corretamente os resíduos líquidos e sólidos. Também terá que elaborar relatórios, a fim de contribuir nas rotinas de estudos microbiológicos, de acordo com as normas técnicas de trabalho, qualidade, segurança, meio ambiente e normas de saúde. Em 2017 foi efetuada uma pesquisa em escala nacional que visava obter mais informações em relação à percepção dos alunos sobre a qualidade dos cursos e à expectativa sobre o Sistema UAB. Com base nos resultados obtidos, foi feita uma análise dos dados relacionados à evasão e aos seus motivos, conforme seus relatos e estratificação.



Levantamento de dados sobre evasão em cursos a distância: UAB - Segundo dados da Abed as matrículas nas faculdades já apresentam cerca de 20 dos alunos estudando em cursos não presenciais. Tais dados não consolidam a pós-graduação, muito em função de os cursos de pós-graduação lato sensu compreenderem programas de especialização; por isso os estudantes que concluem recebem um certificado e não um diploma, como em uma graduação, apesar de as instituições de ensino e os cursos serem regulamentados pelo MEC.


Levantamento de dados sobre evasão em cursos a distância: Abed

Artigo sobre ead - ______. Decreto nº , de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº , de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional 2005 (revogado pelo Decreto nº ).


Jucimara cita que todos os elementos devem ser utilizados para que a interação entre aluno e professor seja potencializada. Para isso, diz ela, deve se investir na conectividade, mobilidade e portabilidade, por exemplo. Com isso, o aluno pode ter acesso ao professor independentemente de onde estiver. Há no país 296 IES públicas e IES privadas. Entre as públicas, são 41,9 estaduais (124 IES), 36,8 federais (109) e 21,3 municipais (63). A maioria das universidades é pública (53,3); e a maioria das faculdades é privada (87,3); 63,3 das instituições de ensino federais são universidades, 36,7 são institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e Centro Federais de Educação Tecnológica (CEFETs). Não podemos também desconsiderar a crescente necessidade de aprimoramento e formação que o mercado de trabalho vem solicitando. Nesse aspecto, podemos inferir o papel social da Educação a Distância (EaD) em universalizar o acesso a uma formação continuada de qualidade, em grandes centros ou lugares longínquos.


Fabio Rapello - Ao acessar a EAD em Foco, o usuário preenche um cadastro e pode optar por ser leitor, avaliador e/ou autor. Nesse caso, qualquer texto que esteja dentro das normas da revista é encaminhado para uma avaliação realizada por profissionais especializados e de destaque na área. Sendo aprovado, o artigo passa por formatação para que se enquadre nos padrões gráficos. Temos uma média de 16 artigos por edição, o que consideramos bastante razoável, por se tratar de uma revista nova e ainda pouco conhecida. Na primeira edição, tivemos o artigo de uma pesquisadora dos EUA. Na segunda edição, teremos a publicação de profissionais de quatro diferentes estados brasileiros e de instituições de pesquisa importantes, como a Fiocruz. E isso sem divulgação tão intensa até hoje. Como se trata de uma publicação eletrônica, nós podemos utilizar vários recursos, como áudio, vídeo e animação. Tudo isso ajuda a ilustrar o conteúdo do artigo, facilitando a compreensão do leitor. Aplicar tecnologias no ensino envolve, inclusive, a metodologia.


Em um primeiro momento, foi efetuada uma abordagem por meio de uma exploração teórico-analítica, em que foi realizada uma revisão literária de projetos, artigos e livros sobre a EaD, sendo efetuada uma revisão bibliográfica em que se buscava analisar e compreender a EaD e observar o que vem sendo relatado nas pesquisas sobre a evasão no ensino a distância. O relatório traz algumas informações relevantes sobre evasão. É preciso deixar claro que ela é uma das principais preocupações no ensino. O que surpreende é o fato de menos de 50 das instituições conhecerem os reais motivos dessa evasão. Quando se separa por categoria, entre 45 e 48 das instituições privadas e públicas conhecem os motivos dessa evasão. No Sistema Nacional de Aprendizagem (SNA), somente 35 conhecem esses motivos. Os dados da Figura 4 mostram a insatisfação em quesitos base para a interação entre tutor e alunos, como forma da interação, tempo e qualidade das respostas. Tais requisitos não podem ser problema em qualquer instituição que deseja reduzir o índice de evasão na EaD.


Levantamento de dados sobre evasão em cursos a distância: Inep

A EaD pode ser considerada uma das formas mais efetivas de formar e qualificar profissionais, caracterizando-se por ser uma das mais importantes ferramentas de transmissão, acesso e democratização do conhecimento. Por outro lado, a Educação a Distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes, tutores e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Ela possui um modo de funcionamento com uma concepção didático-pedagógica própria. Esta abrange conteúdos, atividades e todo um design adequado às características das áreas dos conhecimentos gerais e específicos, contemplando o processo avaliativo discente. Fabio Rapello - Trabalho na Fundação desde maio de 2006. Entrei como técnico de nível superior na área de Produção Gráfica; depois de um tempo, comecei a trabalhar na Diretoria de Extensão e hoje coordeno a Divisão de Material Impresso da Fundação e trabalho como editor da revista.


Portanto, para definir uma proposta pedagógica em EAD, o aluno tem de ter certas competências (conforme proposto na obraCompetências em Educação a Distância) ou adquiri-las ao longo do curso. O discente deve ser (ou se tornar) comunicativo através, principalmente, da escrita. Automotivado e autodisciplinado, precisa se empenhar em definir horários fixos de estudo em casa e/ou no trabalho para se dedicar ao curso e ter disciplina para tal. O Censo tem tradição de dez anos acompanhando o desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) no país. Tal censo se torna referência para compreender as práticas da EaD no país; o Censo também se tornou um estudo extremamente volumoso e abrangente. Visa colocar à disposição informações quantitativas e qualitativas sobre as atividades de EaD no Brasil para todos os interessados, abrangendo todos os níveis educacionais do sistema formal de ensino, as iniciativas de ensino não formal e as atividades de instituições que fornecem produtos e serviços no segmento. Da ideia de divulgar os trabalhos científicos dos profissionais de educação a distância do Brasil e do exterior surgiu a EAD em Foco, a revista digital da Fundação CECIERJ. Lançada em abril de 2010, essa publicação científica em formato eletrônico tem edição semestral e já conta com leitores cadastrados. Na próxima edição, prevista para dezembro, haverá artigos de profissionais de educação a distância de diversos estados brasileiros. Para conhecer a revista, basta acessar e se cadastrar.


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