Conceito de sustentabilidade, artigo de Mauro da Fonseca Ellovi

Conceito de sustentabilidade com autores - AEDB


O Relatório de Brundtland ressalta os riscos do uso excessivo dos recursos naturais, sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. Reconhece também que o desenvolvimento supõe uma transformação progressiva da economia e da sociedade, e que o crescimento e o desenvolvimento produzem mudanças nos ecossistemas. A governança engloba as questões ambientais, sociais e econômica, pois é através dela que se controla o cumprimento de metas de sustentabilidade de uma empresa. Alguns comportamentos que existiam não são mais aceitos, e as empresas, independentemente de seu porte, precisam mostrar, cada vez mais, que os produtos produzidos são sustentáveis. Juntamente com a sustentabilidade vem a rastreabilidade, que permite ao comprador de qualquer parte do mundo saber em detalhes como a soja e a carne que ele está consumindo foi produzida. Porém, é comum as empresas contratarem técnicos com menos experiência para ingressar no seu time de SST com salários inferiores, e após um período de atuação e experiência, promover o salário para o piso estadual ou, em alguns casos, até mesmo superior ao piso estadual. Sustentabilidade é um conceito muito em voga na atualidade, mas pouco aplicado em sua essência. Eco-design, eco friendly, design sustentável, e tantas outras nomenclaturas para um estilo dito ideal mas extremamente contraditório, pois nem todo produto que contenha o selo verde significa que ele é ecologicamente correto (PAPANEK, 1995).



Sustentabilidade artigos - Pelas palavras de um líder:Ao final do dia, eu quero que todos voltem e cheguem em casa da mesma forma que chegaram no trabalho. Cansados, mas bem e saudáveis. E que amanhã eu possa ver a todos aqui com gente novamente.


Ser sustentável está mais relacionado a uma mudança de comportamento que a consumir menos ou melhor. É separar o próprio lixo e colocá-lo corretamente nas ruas. É comprar uma roupa com a consciência tranqüila de que não poluiu os rios ou foi feita através de trabalho escravo. Ser sustentável é preferir produtos mais naturais a industrializados. È desperdiçar menos, gastar menos, consumir menos e viver mais coerente com a realidade. Logo, uma atitude sustentável está mais relacionada com pequenas ações, que, a longo prazo, poderá fazer toda a diferença no planeta. Portanto, seriam exemplos de ações sustentáveis: deter o desmatamento, plantar novas árvores ou reflorestar áreas desmatadas, conservar os rios e demais cursos d'água, adotar medidas para diminuir a necessidade de novos recursos naturais (tais como a diminuição do consumo e a reciclagem), não poluir o ar, entre outras incontáveis medidas. Os problemas acerca da sustentabilidade na moda e suas formas de minimizar os impactos ambientais, bem como as alternativas de solução aos processos produtivos, têm sido investigados de maneira contínua e urgente.


No entanto, há, ainda um grande leque de possibilidades a ser investigado no outro extremo da cadeia produtiva, que envolve o pós-consumo e o uso consciente de roupas, levando em consideração o descarte adequado dos resíduos têxteis. No campo do design de moda, os conceitos de moda sustentável ainda estão longe do ideal. Isso se deve ao posicionamento das grandes empresas e marcas, sobretudo as fast-fashions, que detêm o título de maiores responsáveis por degradação de poluição do do meio ambiente e que, visando somente o lucro, não querem investir em projetos mais sustentáveis. (BERLIM, 2016). Redução de consumo de energia: reduza o uso de elevador, suba as escadas. Não só irá conservar energia mas também queima algumas calorias. Desligue as luzes e os electrodomésticos quando não os estiver a usar. Assim, para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão.


Desenvolvimento sustentável em Angola


Dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante. Cerca de dois terços da população rural e urbana ainda enfrenta o desafio de acesso a água potável, serviços de saúde, educação e transporte. Por outro lado, o potencial hídrico não atende as necessidades das populações e da agricultura de forma integrada, assim como o potencial de biodiversidade e paisagens naturais, que poderia ser melhor reaproveitado para o turismo ecológico e para a indústria farmacêutica. Em resumo, devemos ter plena consciência do impacto que as nossas acções causam ao ambiente, e devemos reduzir a nossa pegada ecológica ou seja, devemos reduzir o nosso consumo de recursos naturais bem como reduzir a emissão de poluentes para a atmosfera e para os diferentes ecossistemas. Aqui o Técnico em Logística desenvolverá competências para planejar, implementar e controlar suprimentos, produção, distribuição e reversa, gerindo todo o fluxo de materiais e informações deste o ponto de origem até o ponto de consumo. Além de prover a redução de custos logísticos, com aplicação de tecnologias, ferramentas de gestão, sustentabilidade e desenvolvimento de projetos.


sustentabilidade artigos


Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar: são alguns dos princípios chave para o uso apropriado de recursos. Ao praticar estes princípios estará a contribuir para a protecção e preservação dos recursos naturais, pois reduz a quantidade de lixo produzido, reduz o consumo de energia (para produção dos materiais e para o tratamento do lixo) e reduz a poluição. Por exemplo, pode reduzir o consumo de papel evitando imprimir documentos e utilizando versões electrónicas. Pode evitar ou mesmo eliminar o uso de descartáveis (plástico, alumínio e papel). Por causa do que diz nesse artigo, as pessoas começaram a utilizar este código como uma gíria. Assim, uma pessoa 171 é vista com alguém aproveitador, capaz de trair e enganar apenas para alcançar seus objetivos, sem se importar com outras pessoas. Um fator importante para o sucesso organizacional é a motivação das equipes de colaboradores e parceiros. Este bem-estar depende do indivíduo sentir-se útil e trabalhar para aprender, tornando o trabalho um aprendizado contínuo.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem