Exames nacionais de 2020: para que serve a escola? | Opinião | PÚBLICO. Exames nacionais: porque ter bons resultados

Preparação para os exames nacionais portugues

De acordo com a DGES, existem alguns requisitos que os alunos devem cumprir para conseguirem acesso ao ensino superior:

Segundo a aluna, no exame "há sempre um exercício que é mais puxado, que neste caso foi o último". Carolina deixou um exercício por fazer - "não porque não sabia, mas porque tinha dúvidas" -, só que como era "um dos facultativos, em que o que conta é o que tiver melhor cotação", preferiu não arriscar. O valor das aulas para preparação dos exames nacionais com a Superprof ronda uma média de apenas 7 euros e 99 dos professores oferece a primeira aula gratuitamente, experimente! Então, como fazer uma boa preparação para os exames nacionais? A resposta é simples: O Exame de Matemática de 2021 do 12º ano tem por referência o programa de Matemática A. De acordo com o programa, é fundamental que o aluno consiga estabelecer conexões entre os diversos temas do programa. Neste sentido, o Exame Nacional procura integrar diferentes conteúdos da disciplina de Matemática. Por essa razão, no ano letivo de 2014/2015, pela primeira vez, o Exame Nacional passa a abranger a matéria de todo o ensino secundário. Faça o download e leia atentamente as informações provenientes do IAVE sobre o Exame de Matemática de 2021.

Aconselhamos a que preste uma especial atenção aos temas que vão ser sujeitos a avaliação, assim como, tenha em conta os temas que não serão objeto de avaliação. O exame tem a duração de 1:30, podendo os alunos ter direito a 30 minutos de tolerância. Convém que seja tudo lido e revisto antes de entregar para garantir que não há erros e que os resultados são os melhores possíveis. Caso o aluno consiga ter uma boa classificação nas provas de ingresso, que será uma média entre o resultado final do ensino secundário e os resultados exames nacionais, terá maior probabilidade de conseguir entrar na sua 1ª opção. Caso contrário, poderá não conseguir entrar em nenhuma das suas opções tendo de fazer uma nova candidatura na 2ª fase. Vejamos então os resultados dos exames e comparemos com o que sucedeu em 2018, 2019 e 2020. Isto para quatro disciplinas: Português, História A, Matemática, e Física e Química A. As médias do exame de Português nestes três anos (numa escala de 0 a 200) foram 110, 118 e 120, a História A foram 95, 104 e 134, a Matemática A foram 109, 115 e 133, e a Física e Química A 106, 100 e 132.

As médias dos exames nacionais de Matemática A, Física e Química e Biologia e Geologia caíram entre 2 e 3 valores face ao ano passado. Os resultados, divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Educação, estão bem mais próximos do que era habitual em anos anteriores, confirmando que as regras especiais seguidas nas provas do secundário do ano passado, devido à pandemia, foram responsáveis pelos resultados extraordinários que se verificaram. Entre as disciplinas mais concorridas, a excepção é Português, que mantém a mesma média. Relativamente aos resultados do ano anterior e na sequência das alterações nas condições de realização e modelo das provas, todas as escolas de Lisboa subiram a média dos exames nacionais. Os resultados deste ano são, em média, 2,3 valores mais altos (numa escala de 0 a 20) essa é também a diferença anual média no resto do país.



Depois de em 2020 as médias nos exames nacionais terem atingido valores invulgarmente altos, por causa das adaptações feitas nas provas realizadas em tempo de pandemia e ensino à distância, as classificações dos alunos do secundário no final deste ano letivo de 2020/21 baixaram e voltaram a padrões mais usuais. Entre as quatro disciplinas mais concorridas todas acima de 30 mil provas realizadas apenas Português escapa a esta tendência. A média nacional mantém-se nos 12 valores. Mas os resultados divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Educação são tambémcoerentes com o verificado no ano passado. O exame da língua materna tinha sido um dos poucos em que não houve uma subida acentuada de notas em 2020 o aumento da média nacional foi de apenas 0,2 pontos percentuais. Nos dois anos anteriores, a média tinha estado próxima dos 11 valores. Portanto, não tem havido variações significativas nos resultados desta prova. Como encontrar um bom professor particular? A Superprof facilita o trabalho da procura pelos professores ideais para apoio ao estudo e preparação para exames nacionais portugues.

Se existe uma grande diferença nas notas, por exemplo, se no curso do ensino superior que o aluno pretende, a média do último aluno a entrar for de 16,4 valores e a média desse mesmo aluno for de 13 valores, o melhor a fazer é encarar a realidade e não desperdiçar mais oportunidades e aqui tem duas opções: volta ao ensino secundário, melhora as médias e faz nova candidatura no ano seguinte ou faz uma nova pesquisa aos cursos superiores ou noutras instituições e procura um curso ligado à área que pretende que tenha uma média mais acessível. Claro que, a melhor forma de se sentir descansado e relaxado enquanto aguarda os resultados dos exames nacionais portugues, que costumam demorar entre uma a duas semanas a serem afixados, é fazer uma boa preparação para os exames nacionais. Para o concurso nacional de acesso ao ensino superior existem quase 53 mil vagas e as candidaturas decorrem online entre 6 e 20 de agosto. Os resultados da 1ª fase de colocações serão conhecidos depois a 27 de setembro.

  • DGES Resultados: Saber os resultados dos exames nacionais
  • Exames nacionais: porque ter bons resultados
  • Preparação para os exames nacionais portugues
  • Acesso ao ensino superior- Resultados

Opinião Exames nacionais de 2020: para que serve a escola?

Exames Nacionais Resolvidos

Se, dos rankings de 2019 para 2020, a variação a Português foi inferior a 1, a História, Matemática e Física e Química a variação foi cerca de 30. Em sentido contrário, Geografia A, a quinta prova com mais inscritos este ano, comporta-se de forma semelhante a Matemática A ou Biologia e Geologia. Ou seja, a média baixa quase 3 valores de 13,6 para 10,7 , aproximando-se dos resultados habituais, entre os 10 e 11 valores. Além de, como já referimos, iniciar atempadamente o estudo e revisões, irá ter a garantia da ajuda do professor.

Em segundo lugar, embora os exames já estivessem praticamente fechados quando rebentou a pandemia (os exames nacionais começam a ser preparados em outubro de cada ano para o ano seguinte), foi decidido atribuir maior pontuação a cada item do que o previsto inicialmente de modo que as piores respostas de cada aluno pudessem ser desconsideradas. Ou seja, devido ao ensino não presencial e a toda a disrupção por este provocada, o currículo concreto abordado por cada escola secundária do país variou muito, e era importante criar condições de maior justiça com a possibilidade de perguntas extras por conta de matérias não dadas. Resumindo, os exames nacionais do ensino secundário de 2020 eram iguais aos dos anos anteriores, mas havia a hipótese de se errar algumas perguntas sem descontar e só foram a exame alunos que queriam ir para o ensino superior e que precisavam desse exame concreto para tal. A evolução verificada em Física e Química foi semelhante à das provas de Biologia e Geologia (11. º ano, com provas, a mais concorrida) e Matemática A (12. º ano, provas). A média de Matemática ficou, este ano, em 10,6 valores, menos 2,7 valores do que em 2020 e abaixo, inclusive, do resultado de 2019 (11,5).

Se procurar um professor particular para os exames nacionais em Janeiro, por exemplo, a probabilidade de não encontrar professores disponíveis é muito alta! Por norma, os resultados saem dentro de uma a duas semanas, por isso a espera não é longa, nem pode pois os alunos têm de decidir o que fazer com esse mesmo resultado, se fazem a candidatura ao ensino superior, se decidem tentar fazer a 2ª fase de exames nacionais ou ainda, se não concordam com a nota atribuída e se ponderam pedir a reavaliação do seu exame nacional de português. Há apenas duas disciplinas, entre as oito mais concorridas, onde as médias se mantêm acima do que era habitual antes de 2020. A Filosofia, a média nacional baixa 0,8 valores para 12,2, mas ainda está bem acima do que se verificava em 2019 e 2018 9,8 e 11,1, respectivamente. Foram já divulgados os resultados da primeira fase dos exames nacionais do 12º ano. A média desceu na maioria das disciplinas.

O Júri Nacional de Exames, está integrado na Direção Geral da Educação, e tem como atribuições a organização do processo de avaliação externa da aprendizagem, bem como a validação das condições de acesso dos alunos à realização de provas e exames e consequente certificação dos seus currículos. Por norma, este órgão publica na página do IAVE (Instituto de Avaliação Educacional), passadas poucas horas da realização dos exames nacionais, os enunciados e os respetivos critérios de classificação. Excecionalmente essa publicação pode ir até às 72 horas após a realização do mesmo. O código utilizado pelo IAVE para o Exame Nacional de Matemática A do 12º ano é o 635. Para ter a certeza de que fica convenientemente preparado para realizar o exame nacional de matemática (ou qualquer outro exame), aconselhamos uma leitura atenta das recomendações do IAVE.

Nas posições relativas, as escolas que subiram são seis: a Escola Artística António Arroio, o Conservatório Nacional de Música, o Colégio Militar e, nas privadas, o Colégio de São Tomás, o Valsassina e o São João de Brito. Tal como no ano passado, os exames serviram apenas como prova de ingresso no ensino superior. O período de candidaturas às universidades e politécnicos públicos arranca na próxima sexta-feira, prolongando-se até ao dia 20 de Agosto. Estão disponíveis lugares para novos alunos. Os resultados da 1. ª fase de ingresso são conhecidos no final de Setembro. Mas, face às regras especiais que foram definidas no ano passado pelo Instituto de Avaliação Educativa (Iave), responsável pela elaboração das provas nacionais com grupos de perguntas opcionais, onde só contavam as melhores respostas importa fazer esta comparação também com o ano anterior, o último em que os exames tiveram as normais habituais. Em 2019, a média de Física e Química estava apenas 0,2 valores acima da que se verificou este ano. Isto é, o resultado fica dentro de uma variação que se pode considerar normal.

Mas, deixamos um aviso importante: se tenciona contar com a ajuda de um professor particular para ultrapassar tranquilamente a época de exames nacionais, procure esse apoio no início do ano letivo. A 1ª fase dos exames nacionais 2020, de acordo com o calendario de exames, foi entre 6 e 23 de Julho sendo que os exames portugues foram no dia 6 de Julho. A época de maior stress para um aluno do ensino secundário é sem dúvida a aproximação das datas dos exames nacionais e a seguinte, a espera pelos resultados dos exames nacionais. Termino com mais uma acha para a fogueira: fizeram exame de Física e Química A alunos, e 9390 tiveram negativa (24), mas tiveram 150 ou mais (52). Mais de metade de excelentes resultados, portanto, com menos de metade do ano letivo.

Preparação para os exames nacionais portugues

No final, à saída dos portões da Escola Secundária José Estêvão, em Aveiro, não fazia ideia se a meta tinha sido alcançada - até porque não gosta de avançar com prognósticos -, mas levava consigo o sentimento de dever cumprido. No entanto, à semelhança de outros colegas, achou a prova mais difícil do que a do ano passado. Os exames portugues não têm questões de respostas decoradas como já sabemos. As questões serão maioritariamente acerca de trechos de textos de obras estudadas pelos alunos do ensino secundário ou então sobre um artigo aleatório. Ser capaz de fazer uma boa interpretação é a melhor forma de conseguir bons resultados nos exames nacionais portugues, por isso, quanto mais cedo iniciar as leituras obrigatórias, melhor! Outro sinal evidente de que as notas tinham sido 'anormalmente' elevadas em 2020 manifesta-se na distribuição das classificações. Se no ano passado, a nota mais frequentemente atribuída a Matemática A, por exemplo, tinha sido 19, agora foi a de 10 valores. E se 1399 estudantes tinham alcançado a classificação máxima, agora aconteceu com apenas 217.

Para terminar, deixamos ainda a sugestão de visitar a seguinte página de perguntas e respostas, na eventualidade de continuar com alguma dúvida sobre todo este processo, nomeadamente em algum dos seguintes tópicos: Notas dos exames nacionais de Matemática, Física e Química e Biologia e Geologia recuam para valores mais próximos do habitual, antes das regras especiais seguidas no ano passado terem feito disparar os resultados. Embora na Superprof existam mais de 4200 professores particulares, não nos vamos esquecer que só nos exames nacionais 2020 participaram mais de 30 000 alunos e se apenas um quarto deles tiver um professor particular, não restam muitas opções para os restantes. No site da DGES (Direção Geral do Ensino Superior), os estudantes encontram todas as informações importantes e necessárias acerca dos exames nacionais e também sobre as candidaturas de acesso ao ensino superior. Carolina Correia, de 18 anos, entrou na sala do exame de Matemática A, esta terça-feira de manhã, com um objetivo bem definido: tirar 20 valores.



Sabemos que estudar "em cima do joelho" nunca deu bom resultado, principalmente quando falamos de exames nacionais, que englobam matéria e informações que devem ser aprendidas e dominadas ao longo de 3 anos. É o tempo médio que demora um aluno a adquirir as capacidades exigidas para acesso ao ensino superior e no fundo, os exames nacionais servem para distinguir os alunos que conseguirem alcançar essas capacidades dos que não conseguiram.

Source: https://expresso.pt

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem