Venda de monografia é crime

É a venda de monografias, fenómeno que, para alguns, não é estranho, por se tratar de uma cultura institucionalizada, mas que precisa de ser denunciada. Por outro lado, a conduta de colocar o nome em monografia de terceiro e a de apresentar-se falsamente como o autor da obra também são atípicas.

Se o objetivo da monografia é aferir o conhecimento do estudante, pouco importa se o aluno pagou ou não pelo uso do direito de terceiro. Primeiro, porque gera a falsa compreensão de que somente a transferência onerosa do direito autoral de nominação 1 é relevante.



Primeiro, porque gera a falsa compreensão de que somente a transferência onerosa do direito autoral de nominação 01 da obra a terceiro é um problema. A falta de aproximação com a linguagem, técnicas e normas exigidas para escrever o trabalho científico é um dos obstáculos que induzem os estudantes a comprar um trabalho já pronto. Segundo o jornal: O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão vinculado ao Ministério Público, requisitou um inquérito à Polícia Federal para investigar empresas envolvidas com a venda de monografias, teses e dissertações pela.

Antiético, ato pode não ser considerado crime Pela ausência de legislação específica, não se pode afirmar que a compra ou a venda de monografias seja um crime. O aluno que apresenta uma monografia feita por outra pessoa pode cometer o crime de falsidade ideológica, com pena de um a cinco anos. Já no caso de o próprio autor da monografia ceder o direito ao nome não há crime, pois não haverá uso de direito autoral sem o consentimento de autor.

Eu não arriscaria! Para quem tem realmente muita dificuldade em escrever a monografia ou formatar nas normas da ABNT, comprar o trabalho acadêmico pronto não deveria ser uma opção. Em geral, os entrevistados negaram que fazem a monografia e, também, contestaram o que o delegado disse e alegaram não ser crime a venda da monografia. Recentemente foi publicada uma matéria pelo JCNET comenta uma questão muito delicada, o comércio de trabalhos online. Se a monografia presta para medir o conhecimento de quem a escreveu, a apresentação de obra alheia como própria é uma artimanha, não importa. Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem