- Ensaios não destrutivos são aqueles que após sua realização não deixam marca ou sinal e, por consequência, nunca inutilizam a peça ou corpo de prova. Em, oposição à eles há os ensaios destrutivos, como o ensaio metalográfico ou de dureza, onde as peças ou corpos de prova são inutilizados após a sua realização. 4 Relatórios Técnicos de Ensaios Mecânicos de Materiais 5 Ordenamento Técnico, Normas Técnicas, manuais e catálogos.
Os métodos de inspeção por ensaios não destrutivos são utilizados nos diversos ramos da indústria, tais como siderúrgica, automobilística, naval, nuclear, petrolífera, têxtil, aeroespacial, de geração de energia. O teste oferece, além da não destruição do produto, outros benefícios como: avaliação das propriedades dos materiais, em alguns casos, a análise para verificar a condição da peça. Atuações: Inspeção, END, Treinamentos, Acesso por Corda, Qualificação e Certificação de Pessoas e Empresas, Soluções de Inovação e Tecnologia, Gestão de Projetos. 1 INTRODUÇÃO A avaliação da qualidade de peças fundidas na indústria de fundição é um dos objetivos primários para assegurar que o produto final atinja as especificações estabelecidas pelo consumidor.
O aparelho produz um pulso no instante (T1), esse se propaga pela peça, e neste instante (T1) o circuito de controle do aparelho inicia a contagem do tempo. Fomentar e difundir o conhecimento em integridade de ativos, contribuindo para a competitividade industrial, a valorização do profissional e a preservação da vida e do meio ambiente.